PROCESSO PRODUTIVO

A Cerâmica Santa Maria vem cada vez mais aperfeiçoando seu processo produtivo para que seus produtos tenham sempre uma excelente qualidade.

 

PROCESSO DE EXTRAÇÃO E MISTURA

(1) A extração da matéria prima é feita através de retro escavadeira e transportada em basculantes até a empresa, onde será preparada. As jazidas estão localizadas nos municípios de Colatina, São Roque do Canaã e Santa Teresa.
(2) Ao chegar na empresa essas matérias primas passam por um processo de mistura até que as mesmas se tornem um único produto homogêneo.



PROCESSO DE PREPARAÇÃO DA MASSA E EXTRUSÃO

(1) A matéria prima é transportada até o dosador alimentador que tem a função de abastecer as outras máquinas do processo, dosando a quantia necessária de argila oferecendo economia na mão de obra. O dosador alimentador tem o sistema de destorramento que ajuda na quebra de possíveis torrões, racionalizando o abastecimento da argila de forma adequada e necessária.

(2) O desintegrador tem a função de separar pequenos corpos estranhos contidos no meio da argila, bem como executar uma pré-laminação da matéria prima, além de facilitar na quebra de torrões duros e argila seca, facilitando ainda mais o trabalho das demais máquinas usadas na fase de preparação para extrusão.

(3) O misturador horizontal tem a função de uma última mistura para melhor homogeinização das argilas.

(4) O laminador refinador completa o trabalho do misturador horizontal transformando a argila em pequenas laminas milimétricas, eliminando todos os pedregulhos e torrões evitando perda de produção, proporcionando produtos de melhor acabamento.

(5) A maromba à vácuo é uma máquina extrusora da matéria prima (argila). Ela é responsável pela eliminação completa do ar existente na argila, trabalho este necessário para a eliminação das trincas dos produtos.

(6) O cortador automático tem a função de cortar os mais variados tipos de produtos cerâmicos, eliminando o trabalho manual. O corte é processado conforme extrusão da maromba à vácuo, ou seja, sincronizado com a produção da maromba.

(7) A prensa rotativa se destina à produção de telhas cerâmicas. Essa máquina é responsável pela modelação dos mais variados tipos de telhas. Foi projetada para produzir telhas de espessura reduzida e de grande resistência, contribuindo para excelente compactação do produto final.



PROCESSO DE SECAGEM, ENFORMA, QUEIMA E DESENFORMA

(1) A secagem de materiais cerâmicos é realizada em estufas e/ou naturalmente. O ar quente é introduzido no interior da estufa através de exaustores e espalhado com ventiladores auto-viajantes, fazendo com que a umidade saia por chaminés em forma de vapor não poluente. O ciclo da secagem varia de acordo com o tipo de argila e umidade do material.

(2) A enforna é feita com trabalho manual em carrinhos de mão. O material cerâmico , após a secagem, é levado para os fornos e empilhado para começar o processo de queima.

(3) Os materiais cerâmicos são queimados com materiais secundários, tais como: pó de serragem, madeira de eucalipto, dentre outros. Esse processo é controlado com marcadores de temperatura e também visualmente. O processo de queima é muito importante para que o material fique resistente e tenha coloração avermelhada. Várias etapas devem ser tomadas proporcionando um produto de excelente qualidade.

(4) A desenforna é a etapa final do processo onde, são classificados manualmente os produtos como de primeira e segunda linha, para que se tenha sempre um produto de melhor qualidade para o cliente. Lembramos que materiais deteriorados são separados e descartados.